Mistura do Marketing

Mistura do Marketing

O que é o Marketing mix?

O marketing mix é provavelmente o mais famoso termo de marketing. Seus elementos são os básicos, táticos componentes do plano de marketing. Também conhecido como o Quatro P´s (Four P´s), os elementos do marketing mix são preço, local (canal de distribuição), produto e promoção (price, place, product, and promotion). In English?

Produto

  • Para muitos um produto é simplismente uma entidade real, física a qual eles irão comprar ou vender. Você compra um carro e este é o produto – simples! Ou talvez não. Quando você compra um carro, o produto é mais complexo do que você pensou? Os Três Níveis de um Produto. Mais…
  • O Ciclo de vida do produto (PLC – Product Life Cycle) é basiado no ciclo de vida biológico. Por exemplo, uma semente é plantada (introdução); ela começa a brotar (crescimento); dela nasce folhas e raízes quando se torna adulta (maturidade); depois ao longo prazo, como um adulto, a planta começa a murchar e morre (declínio). Mais…
  • O Ciclo de Vida do Consumidor (CLC – Customer Life Cycle) tem óbvias similaridades com o Ciclo de Vida do Produto (PLC). Apesar disso, o CLC foca na criação e entrega do valor do tempo de vida do consumidor, por exemplo: analisa os produtos e serviços que consumidores PRECISAM durante suas vidas. Mais…

Promoção

Outro dos 4 P´s é a promoção. Este inclui todos os meios disponíveis ao comerciante para a ‘comunicação do marketing’. Como ao marketing mix de Neil H. Borden, comunicação do marketing têm sua própria ‘mistura de promoções’ (‘promotions mix’). Imagine isso como a mistura do bolo, os ingredientes básicos são sempre os mesmos. Apesar disso, se você variar a quantidade de um dos ingredientes, o resultado final será diferente. Mais…

Evidencia Física (Physical Evidence)

Evidencia Física é o material que faz parte de um serviço. Estritamente falando não existem atributos físicos a um serviço, por isso o consumidor tende a confiar no material que ele já conhece. Há muitos exemplos de evidencia física, incluindo algumas relacionadas à seguir: Mais…

Pessoas

Pessoas é o elemento mais importante de qualquer serviço ou experiência. Serviços tendem a ser produzidos e consumidos ao mesmo tempo, e aspectos da experiência do consumidor são alterados para satisfazer as ‘necessidades individuais’ de uma pessoa consumindo aquele serviço. Mais…

Processo

Processo é outro elemento do marketing mix estendido, ou 7P´s. Existem um número de percepções do conceito do processo dentro do mundo de negócios e da literatura do marketing. Alguns vêem o processo como uma forma de atingir algum resultado, por exemplo: para atingir 30% do market-share (fatia do mercado) uma companhia implementa um processo de planejamento de marketing. Mais…

Também veja: eMarketing Mix, eMarketing Price, eMarketing Place, eMarketing Promotion, eMarketing Product.

Continue lendo para mais detalhes sobre o assunto. O conceito é simples. Pense a respeito de outra mistura comum – uma mistura de bolo. Todos os bolos contem ovos, leite, farinha de trigo e açúcar. Apesar disso, você pode alterar o resultado final do bolo, alterando a quantidade da mistura de elementos contidos. m boloPor exemplo: para ter u doce você apenas precisa acrescentar açúcar!

Mistura do Marketing

É o mesmo com o marketing mix. A oferta feita à um cliente pode ser alterada variando a mistura de elementos. Por exemplo: para uma marca de grande nome, aumente o foco na promoção e dessensibilize o peso dado ao preço. Outra maneira de pensar sobre o marketing mix é utilizar a imagem da paleta de um artista. O comerciante mistura as cores principais (mistura de elementos) em diferente quantidades para atingir uma cor final especial. Toda pintura a mão é de alguma forma original, como é toda mistura de marketing (marketing mix).

Algumas pessoas irão aumentar o marketing mix para o Five P´s (Cinco P´s), para incluir pessoas. Outras irão aumentar a mistura (mix) Sete P´s (Seven P´s), para incluir evidência física (physical evidence) (por exemplo: uniformes) e processo (process) (por exemplo: a experiência do cliente, como: uma visita ao Mundo de Disney(Disney World)). O termo foi denominado por Neil H. Borden em seu artigo O Conceito do Marketing Mix (The Concept of the Marketing Mix) em 1965.

Preço

Existem muitas maneiras para dar preço a produtos. Vamos ver alguns deles e tentar enterder a melhor estratégia em várias situações. Mais…

Local

Outro elemento do Marketing Mix de Neil H. Borden é Local. Este também é conhecido como canal, distribuição, ou intermediário. Ele é o mecanismo ao qual produtos e serviços são movidos do fabricante/ ou fornecedor para o usuário ou consumidor. Mais…

Published by

Tim Friesner

Marketing Teacher designs and delivers online marketing courses, training and resources for marketing learners, teachers and professionals.