O que é Marketing?

O que é Marketing?

Algumas definições básicas de marketing e seu conceito.<

Definições de Marketing.

Existem muitas definições de marketing. As melhores definições são focadas na orientação e satisfação das necessidades do cliente.

A Filosofia de Marketing e seu Conceito

O conceito de marketing é uma filosofia. Faz o cliente, e a satisfação de suas necessidades, o ponto foco de todas as atividades empresariais. É movido pelos gerentes gerais, apaixonados pela satisfação de seus clientes.

Marketing não é apenas mais abrangente do que a venda, não é de nenhuma forma uma atividade especializada, marketing abrange uma área empresarial por completo. É o negócio completo visto de um ponto de vista do resultado final, isto é, do ponto de vista do cliente. O interesse e responsabilidade pelo marketing devem consequentemente difundir todas as áreas da empresa.

Drucker

Esta filosofia de foco ao cliente é conhecida como o ‘conceito de marketing’. O conceito de marketing é uma filosofia, não um sistema de marketing ou uma estrutura organizacional. É fundada na idéia que vendas rentáveis e retornos satisfatórios baseados no investimento apenas podem ser atingidos identificando, antecipando e satisfazendo necessidades e desejos do cliente.

Barwell

O êxito dos gols de uma corporação atingindo e sobressaindo necessidades do cliente melhor do que a competição.

Jobber

Implementação do conceito de marketing [nos anos 90] exige a atenção de três elementos básicos do conceito de marketing. Eles são: Orientação do cliente; Uma organização para implementar uma orientação ao cliente; Cliente de longo alcance e bem-estar social.

Cohen

Agora que você foi introduzido à algumas definições de marketing e o conceito de marketing, se lembre dos importantes elementos contidos a seguir:

Marketing foca na satisfação das necessidades, desejos e exigências do cliente.

  • A filosofia de marketing necessita de ser possuída por todos dentro da organização.
  • Necessidades futuras devem ser identificadas e antecipadas.
  • Há normalmente um foco sobre a rentabilidade, especialmente no setor corporacional. Entretanto, como organizações do setor público e organizações que não visam lucro adotam o conceito de marketing.
  • Definições mais recentes reconhecem a influencia do marketing sobre a sociedade.

Marketing é o processo social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que eles querem e precisam através da criação e troca de produtos e valores com outros

Kotler

Marketing é o gerenciamento de processos que define, antecipa e satisfaz as exigências do cliente lucrativamente -

The Chartered Institute of Marketing (CIM)

A definição do CIM (o mesmo que a definição do conceito de marketing de Barwell) não procura identificar as necessidades do consumidor, mas também em satisfazê-los (curto prazo) e antecipá-los no futuro (longo prazo de retenção).

O produto certo, no lugar certo, na hora certa, no preço certo -

Adcock

Esta é uma definição vigorosa e realista que usa os Quatro Ps de McCarthy.

Marketing é essencialmente sobre a união de recursos de uma organização de modo que alcancem as necessidades de mudança do cliente o qual a organização depende.

Palmer

Esta é uma definição mais recente e bastante realista que investiga a harmonização entre capacidades e necessidades.

Marketing é o processo por meio do qual a sociedade, para suprir as necessidades do consumo, evolui os sistemas de distribuição compostos de participantes, os quais, interagindo sob limitações – técnicas (economia) e éticas (social) – cria as transações ou os fluxos que resolvem as separações do mercado e resultam na troca e no consumo.

Bartles

Esta definição considera os aspectos econômicos e sociais de marketing.