Preço

Preço

Existem várias maneiras de decidir o preço de um produto. Vamos olhar algumas destas maneiras e tentar entender a melhor forma/estratégia em diferentes situações.

Preço Psicológico.

Este método é usado quando um comerciante quer que o consumidor responda emocionalmente e não em uma base racional. Por exemplo: perspectiva de preço, 99 centavos e não um dólar.

Linha de Preço do Produto.

Onde existe uma extensão de produtos ou serviços, o preço reflete de acordo com o benefício. Por exemplo: Em um lava-jato, lavagem básica pode custar $2, para lavar e engraixar $4, e o pacote completo $6.

Opicional – Fixação de Preço.

Companhias tentarão aumentar a quantidade que clientes gastam uma vez que eles começarem a comprar. Opicionais ‘extras’ aumentam o preço total de um produto ou serviço. Por exemplo: companhias aéreas cobrarão uma taxa opicional extra para garantir um assento na janela ou para reservar uma linha de assentos ao lado do outro.

Cativo – Fixaxão de Preço.

Quando produtos tiverem complementos, companhias cobrarão um preço premium quando o consumidor for capiturado. Por exemplo: uma produtora de lâminas de barbear cobrará um preço baixo e recuperará sua margem (e mais) atravéz da venda de um único modelo de barbeadores que podem ser emcaixadas as lâminas.

Pacote – Fixação de Preço.

Aqui vendedores combinam muitos produtos em um pacote. Isto também pode ser usado para o uso de estoque antigo. Vídeos e CDs são na muitas vezes vendidos usando este método, também conhecido como ‘Bandle’.

Promoção – Fixação de Preço.

Fixando um preço para promover um produto é uma aplicação muito comum. Existem muitos exemplos de preços promocionais incluindo métodos como: Compre um e ganhe outro de graça.

Preço Geográfico.

Preço geográfico é evidente quando existe uma variação em preço em diferentes partes do mundo. Por exemplo: quando gastos com transporte aumentam o valor de um produto (produtos importados).

Baixo Valor – Fixação de Preço.

Este método é usado quando fatores externos tais como recessão ou aumento da competição forçam companhias a providenciar produtos e serviços de baixo valor para aumentar ventas. Por exemplo: Sandwiches em promoção no McDonalds.

Preço Premium (Oferta Especial).

Use um preço alto quando existir uma unicidade a respeito do produto ou serviço. Este método é usado quando existe uma vantagem substencial sobre a competição. Altos preços são cobrados por produtos/serviços de luxos em cruzeiros, hoteis, vôos aéreos etc.

Image

Penetração de Preço.

O preço cobrado por produtos e serviços é marcado artificialmente baixo para o ganho de market share (fatia do mercado). Uma vez isto é atingido, o preço é almentado. Este método foi usado pela companhia de telecomunicação francesa France Telecom e também pela Sky TV.

Preço Econômico.

O custo de marketing e produção são mantidos ao mínimo. Supermercados muitas vezes têm marcas mais baratas para sabonetes, macarrão, arroz etc.

Skimming – Exploração (direta/indireta) do Preço.

Cobre um valor alto por ter uma substancial vantagem sobre a competição. Lembre -se que a vantagem não é sustentável. O preço alto tende a atrair novos competidores ao mercado, e o preço inevitavelmente cai devido ao aumento de fornecedores. Produtores de relógios digitais usaram um metodo ‘skimming’ nos anos 70. Uma vez que os fabricantes foram tentados a entrar no mercado e os relógios foram produzidos a preços por unidade mais baixos, outras estratégias de marketing e abordagem de preços foram implementadas.

Preço Premium, penetração de preço, economia do preço e exploração do preço são as quatro principais estratégias de preços. Elas formam a base para o exercício. Apesar disso, existem outras importantes abordagens em relação ao preço.

Published by

Tim Friesner

Marketing Teacher designs and delivers online marketing courses, training and resources for marketing learners, teachers and professionals.