Promoção

Promoção

Outro dos 4Ps é ‘promoção’

Este inclui todas as ferramentas disponíveis para o comerciante para a ‘comunicação de marketing’. Como na mistura de marketing de Neil H. Borden, comunicações de marketing têm suas próprias ‘mistura de promoções’. Pense nisso como uma mistura de bolo, os ingredientes básicos são sempre os mesmos. Apesar disso, se você varia a quantidade de um dos ingredientes, o resultado final será diferente. O mesmo ocorre com promoções. Você pode integrar diferentes aspectos da mistura de promoções para atingir uma campanha única.

Os elementos da mistura (composto) de promoções são:

  • Venda Pessoal.
  • Promoção de Vendas.
  • Relações Públicas.
  • Correspondência direta.
  • Feira de Comércio e Exibições.
  • Propaganda.
  • Patrocínio.Image

Os elementos da mistura (composto) de promoções são integradas para formar uma campanha coerente. Como todas as formas de comunicação. A mensagem do comerciante segue o ‘processo de comunicação’ como está ilustrado acima. Por exemplo, um anúncio de rádio é feito para um produto de carros. O produtor do carro (remetente) paga por um anúncio específico o qual contém uma mensagem específica para a audiência-alvo (codificação). Este é transmitido durante uma série de comerciais de uma estação de rádio (mensagem / mídia).

A mensagem é decodificada por um rádio de carro (decodificação) e o consuminidor-alvo interpreta a mensagem (recebedor). Ele ou ela podem visitar uma concessionária ou procurar por mais informação através de um web site (resposta). O consumidor pode comprar um carro ou expressar um interesse ou desinteresse (feedback). Esta informação informará futuros elementos de uma campanha promocional integrada. Possivelmente uma campanha de correspondência ‘direta’ influenciará o consumidor ao ponto da compra. Barulho representa as milhares de comunicações de marketing que o consumidor é exposto todos os dias, todos competindo por atenção.

A Mistura de Promoções.

Vamos olhar os componentes individuais da mistura (composto) de promoções em mais detalhes. Se lembre que todos os elementos são ‘integrados’ para formar uma campanha de comunicação específica.

1. Venda Pessoal.

Venda Pessoal é um meio eficaz para lidar com relacionamento pessoal com clientes. O vendedor atua em nome da organização. Ele tende a ser bem treinado na abordagem e técnicas de venda pessoal. Apesar disso, vendedores são muito caros e devem ser usados apenas onde existir um retorno sobre o investimento. Por exemplo: vendedores são muitas vezes usados para vender carros e casas onde a margem é alta.

2. Promoção de Vendas.

Promoção de vendas tende a ser vista como todos os tipos de promoção a não ser propaganda, venda pessoal e relações públicas. Por exemplo: uma promoção onde você compra um e ganha outro gratuitamente. Outros incluem cupons, descontos, competições, acessórios gratuitos (como uma lamina grátis com a compra de um barbeador), ofertas introdutórias (tais como: compre uma TV digital e ganhe a instalação gratuita), e muitos outros. Cada promoção de vendas deverá ser cuidadosamente avaliada e comparada com a segunda melhor alternativa.

3. Relações Públicas.

Relações Públicas é definida como ‘o deliberado, planejado e sustentável esforço para estabelecer e manter entendimento mutuou entre uma organização e seu público’ (Intuito de Relações Públicas). Relativamente barato, mas certamente não tão barato. Estratégias sucessivas tendem a serem de longo prazo e planejadas para todas eventualidades. Todas linhas aéreas exploram Relações Públicas; apenas veja o que acontece quando algum desastre acontece. Uma pré planejada ‘máquina’ de Relações Públicas atua rapidamente com um plano de reversão bem eficaz.

4. Correspondência Direta.

Correspondência direta é altamente focada em consumidores-alvo baseado em um banco de dados. Como com todo marketing, o potencial cliente é ‘definido’ baseado em uma série de atributos e similaridades. Agencias criativas trabalham com consumidores para desenhar uma comunicação altamente focada na forma de uma correspondência. A correspondência é enviada ao potencial cliente e respostas são cuidadosamente monitoradas. Por exemplo: se você estiver promovendo livros de medicina, você deverá usar um banco de dados contendo médicos (hospitais) como base para onde deverá enviar sua correspondência.

5. Feira de Comércio e Exibições.

Tais meios são excelentes para fazer novos contados e renovar contados antigos. Companhias raramente venderão muito em eventos como estes. A intenção é de tornar um produto ou serviço conhecido e encorajar a compra. Eles oferecem a oportunidade para companhias se reunirem com ambos o comércio e o comerciante. Expo recentemente finalizou na Alemanha com o próximo planejado para o Japão em 2005, apesar de uma recente diminuição de interesse em eventos como estes.

6. Propaganda.

Propaganda é um meio de comunicação ‘pago’. Ele é usado para desenvolver atitudes, criar conhecimento e transmitir informação para o ganho de uma resposta do mercado-alvo. Existem muitos meios de propaganda tais como jornais (locais, nacionais, gratuitos, comerciais), revistas, televisão (local, nacional, terrestre, satélite), cinema, promoção nas ruas (como pôsteres, anúncios em ônibus).

7. Patrocínio.

Patrocínio é onde uma organização paga para ser associada a um evento particular, causa ou imagem. Companhias patrocinarão eventos esportivos, tais como as Olimpíadas ou a Formula 1. Os atributos de um evento são associados à organização patrocinadora.

Os elementos da mistura (composto) promocional são integradas para formar uma campanha única mas coerente.

Published by

Marketing Teacher designs and delivers online marketing courses, training and resources for marketing learners, teachers and professionals.