Respostas – Introdução para Pesquisa de Marketing


Introdução para Pesquisa de Marketing

Puerto Vallarta Autos

Para: Doreteo Dominguez – Gerente de Vendas.

De: Representante de Conta – Punta Mita Pesquisa de Marketing.

O Processo da Pesquisa de Marketing

A Pesquisa de Marketing é reunida usando uma abordagem sistemática. Segue exemplo:

1. Defina o problema. Nunca conduza uma pesquisa pelo que você ‘gostaria’ de saber. Esteja certo sobre o que você realmente ‘precisa’ descobrir. O problema será o foco da sua pesquisa. Um exemplo: porque as vendas estão caindo em São Paulo?

2. Como você coletará a informação, a qual será analisada, para resolução do seu problema? Precisaremos conduzir uma pesquisa por telefone, ou organizaremos uma ‘discussão de grupo’ (focus group – técnica para pesquisa de mercado qualitativa)? Os métodos para a coleta de informação serão discutidos com mais detalhes mais à frente.

3. Selecione um método de amostra. Usaremos um random sample, stratified sample ou cluster sample (métodos de investigação)?

4. Como analisaremos a informação coletada? Qual software usaremos? Qual é o nível de exatidão necessária?

5. Decida qual será o orçamento e o calendário.

6. Converse com os gerentes ou clientes os quais solicitaram a pesquisa. Esteja certo de que vocês concordam de qual é o problema! Se conseguir aprovação, então mova para a etapa 7.

7. Colete a informação.

8. Conduza a análise da informação.

9. Cheque os erros. Não é incomum encontrar erros na metodologia, no método da coleta de informações, ou erros analíticos.

10. Escreva seu relatório final. Este deverá conter gráficos, tabelas e diagramas que transmitirão os resultados da pesquisa e, esperançosamente o levará à uma solução para seu problema. Tome cuidado com erros de interpretação.

Fontes de dados – Primárias e Secundárias

Existem duas principais fontes de dados – primárias e secundárias. Pesquisa primária é conduzida a partir do zero. Dados precisarão ser coletados para a resolução do problema em questão. Pesquisa secundária, também conhecida como pesquisa documental, nesta são usados dados já disponíveis coletados por algum outro motivo. Uma introdução geral de pesquisa de marketing foi dada anteriormente. Este é um tópico muito vasto e tem muitos processos, procedimentos e terminologias que têm por base os pontos acima. (Veja também a lição em pesquisa de mercado, pesquisa primária de marketing e pesquisa secundária de marketing)

Recomendações para a Metodologia da Pesquisa de Marketing.

O método mais apropriado para a pesquisa de marketing é a entrevista por telefone. Esta tem as seguintes vantagens e desvantagens:

Vantagens – podem ser geograficamente aplicadas, desta maneira poderemos contatar clientes de Guadalajara, México e mesmo os da América do Norte; ligações para Europa podem ter um alto custo. As entrevistas podem ser conduzidas de forma relativamente barata. Nós já possuímos uma equipe de tele-pesquisa. Random Samples podem ser utilizados. Compraremos um banco de dados do escritório de turismo local e selecionaremos um random sample. Mais barato do que entrevista pessoal.

Desvantagens – As pessoas podem simplesmente não atender as ligações ou desligar. Neste, caso selecionaremos outra pessoa para nossa lista. Entrevistas tendem a ser muito curtas. Material visual não poderá ser utilizado. Apesar disso, estes não serão necessários para este tipo de pesquisa.

Se a informação acima for de ajuda, por favor me contate para que possamos formular os questionários.

Published by

Marketing Teacher designs and delivers online marketing courses, training and resources for marketing learners, teachers and professionals.