Introdução para Pesquisa de Marketing


Introdução para Pesquisa de Marketing

Pesquisa de mercado e pesquisa de marketing muitas vezes podem ser confusas. Pesquisa de ‘mercado’ é simplesmente uma pesquisa em um mercado específico; um conceito muito simples e limitado. Pesquisa de ‘marketing’, no entanto, vai muito mais além. Este conceito não apenas inclui a pesquisa de ‘mercado’, mas também outras áreas como pesquisa de novos produtos, e maneiras de distribuição, como a Internet. Seguem algumas definições:

4. Como analisaremos a informação coletada? Qual software usaremos? Qual é o nível de exatidão necessária?

5. Decida qual será o orçamento e o calendário.

6. Converse com os gerentes ou clientes os quais solicitaram a pesquisa. Esteja certo de que vocês concordam de qual é o problema! Se conseguir aprovação, então mova para a etapa 7.

7. Colete a informação.

8. Conduza a análise da informação.

9. Cheque os erros. Não é incomum encontrar erros na metodologia, no método da coleta de informações, ou erros analíticos.

10. Escreva seu relatório final. Este deverá conter gráficos, tabelas e diagramas que transmitirão os resultados da pesquisa e, esperançosamente o levará à uma solução para seu problema. Tome cuidado com erros de interpretação.

Fontes de dados – Primárias e Secundárias

Existem duas principais fontes de dados – primárias e secundárias. Pesquisa primária é conduzida a partir do zero. Dados precisarão ser coletados para a resolução do problema em questão. Pesquisa secundária, também conhecida como pesquisa documental, nesta são usados dados já disponíveis coletados por algum outro motivo. Uma introdução geral de pesquisa de marketing foi dada anteriormente. Este é um tópico muito vasto e tem muitos processos, procedimentos e terminologias que têm por base os pontos acima. (Veja também a lição em pesquisa de mercado, pesquisa primária de marketing e pesquisa secundária de marketing)

“Pesquisa de marketing é a ação que liga consumidor, cliente, e público para o comerciante através de informação – esta é usada para identificar e definir problemas e oportunidades de marketing; a pesquisa gera, define e avalia ações do marketing; monitora a performance; e melhora o entendimento de marketing como um processo. A pesquisa de marketing especifica a informação necessária para lidar com problemas, formula os métodos, administra e implementa o processo para a coleta de informação, analisa, e comunica os resultados e suas sugestões.”

American Marketing Association (Associação Americana de Marketing)

Pesquisa de Marketing. Obviamente, esta é uma definição muito longa e enredada.

“Pesquisa de Marketing é a pesquisa por completo do processo de marketing de uma companhia.”

Palmer (2000).

Esta explicação é mais direta, em outras palavras: é a pesquisa de marketing que inclui os elementos do marketing mix (mistura), os competidores, mercados, e tudo relacionado aos clientes.

O Processo da Pesquisa de Marketing

A Pesquisa de Marketing é reunida usando uma abordagem sistemática. Segue exemplo:

1. Defina o problema. Nunca conduza uma pesquisa pelo que você ‘gostaria’ de saber. Esteja certo sobre o que você realmente ‘precisa’ descobrir. O problema será o foco da sua pesquisa. Um exemplo: porque as vendas estão caindo em São Paulo?

2. Como você coletará a informação, a qual será analisada, para resolução do seu problema? Precisaremos conduzir uma pesquisa por telefone, ou organizaremos uma ‘discussão de grupo’ (focus group – técnica para pesquisa de mercado qualitativa)? Os métodos para a coleta de informação serão discutidos com mais detalhes mais à frente.

3. Selecione um método de amostra. Usaremos um random sample, stratified sample ou cluster sample (métodos de investigação)?

Published by

Tim Friesner

Marketing Teacher designs and delivers online marketing courses, training and resources for marketing learners, teachers and professionals.