Preço
Existem várias maneiras de decidir o preço de um produto. Vamos olhar algumas destas maneiras e tentar entender a melhor forma/estratégia em diferentes situações.
Preço Psicológico.
Este método é usado quando um comerciante quer que o consumidor responda emocionalmente e não em uma base racional. Por exemplo: perspectiva de preço, 99 centavos e não um dólar.
Linha de Preço do Produto.
Onde existe uma extensão de produtos ou serviços, o preço reflete de acordo com o benefício. Por exemplo: Em um lava-jato, lavagem básica pode custar $2, para lavar e engraixar $4, e o pacote completo $6.
Opicional – Fixação de Preço.
Companhias tentarão aumentar a quantidade que clientes gastam uma vez que eles começarem a comprar. Opicionais ‘extras’ aumentam o preço total de um produto ou serviço. Por exemplo: companhias aéreas cobrarão uma taxa opicional extra para garantir um assento na janela ou para reservar uma linha de assentos ao lado do outro.
Cativo – Fixaxão de Preço.
Quando produtos tiverem complementos, companhias cobrarão um preço premium quando o consumidor for capiturado. Por exemplo: uma produtora de lâminas de barbear cobrará um preço baixo e recuperará sua margem (e mais) atravéz da venda de um único modelo de barbeadores que podem ser emcaixadas as lâminas.
Pacote – Fixação de Preço.
Aqui vendedores combinam muitos produtos em um pacote. Isto também pode ser usado para o uso de estoque antigo. Vídeos e CDs são na muitas vezes vendidos usando este método, também conhecido como ‘Bandle’.
Promoção – Fixação de Preço.
Fixando um preço para promover um produto é uma aplicação muito comum. Existem muitos exemplos de preços promocionais incluindo métodos como: Compre um e ganhe outro de graça.
Preço Geográfico.
Preço geográfico é evidente quando existe uma variação em preço em diferentes partes do mundo. Por exemplo: quando gastos com transporte aumentam o valor de um produto (produtos importados).
Baixo Valor – Fixação de Preço.
Este método é usado quando fatores externos tais como recessão ou aumento da competição forçam companhias a providenciar produtos e serviços de baixo valor para aumentar ventas. Por exemplo: Sandwiches em promoção no McDonalds.
Preço Premium (Oferta Especial).
Use um preço alto quando existir uma unicidade a respeito do produto ou serviço. Este método é usado quando existe uma vantagem substencial sobre a competição. Altos preços são cobrados por produtos/serviços de luxos em cruzeiros, hoteis, vôos aéreos etc.
Penetração de Preço.
O preço cobrado por produtos e serviços é marcado artificialmente baixo para o ganho de market share (fatia do mercado). Uma vez isto é atingido, o preço é almentado. Este método foi usado pela companhia de telecomunicação francesa France Telecom e também pela Sky TV.
Preço Econômico.
O custo de marketing e produção são mantidos ao mínimo. Supermercados muitas vezes têm marcas mais baratas para sabonetes, macarrão, arroz etc.
Skimming – Exploração (direta/indireta) do Preço.
Cobre um valor alto por ter uma substancial vantagem sobre a competição. Lembre -se que a vantagem não é sustentável. O preço alto tende a atrair novos competidores ao mercado, e o preço inevitavelmente cai devido ao aumento de fornecedores. Produtores de relógios digitais usaram um metodo ‘skimming’ nos anos 70. Uma vez que os fabricantes foram tentados a entrar no mercado e os relógios foram produzidos a preços por unidade mais baixos, outras estratégias de marketing e abordagem de preços foram implementadas.
Preço Premium, penetração de preço, economia do preço e exploração do preço são as quatro principais estratégias de preços. Elas formam a base para o exercício. Apesar disso, existem outras importantes abordagens em relação ao preço.