Posicionamento

Posicionamento

Parte do STP – Seguimento – Meta – Posição

A Terceira e última parte do processo de SEGUIMENTOMETA/ ALVO(TARGET)POSIÇÃO (STP) é ‘posicionamento’. Posicionamento é sem dúvida um das ferramentas mais simples e úteis para comerciantes. Depois de seguimentar um mercado e de decidir seu consumidor-alvo, é necessário posicionar o produto dentro do mercado.

Lembre-se de um ponto importante. Posicionamento está inteiramente relacionado com ‘percepção’. Como percepção diferencia de pessoa para pessoa, procure fazer os resultados do mapa de posicionamento, por exemplo: o que você entende por qualidade, ou a percepção de que um produto é caro ou barato, e assim por diante, é diferente da minha percepção. Entretanto, haverá similariadades.

Produtos ou serviços são colocados juntos em um ‘mapa de posicionamento’. Isto permite que eles sejam comparados e colocados em contraste em relação um ao outro. Esta é a característica mais importante desta ferramenta. Comerciantes decidem a respeito da posição de competividade, a qual os permite distinguir seus próprios produtos dos produtos oferecidos pela competição (este é o motivo do termo estratégia de posicionamento).

Veja o básico molde do mapa de posicionamento abaixo.

Posicionamento

O comerciante poderá desenhar o mapa e decidir a respeito de um tema para cada quadrado. Estes poderão ser: preço (primeira variável) e qualidade (segunda variável), ou conforto (primeira variável) e preço (segunda variável). Os produtos são então, individualmente colocados em partes diferentes no mapa. Cada espaço vazio poderá ser visto como uma possível área para novos produtos.

O termo ‘posicionamento’ refere-se à percepção do consumidor de um produto ou serviço em relação ao seus competidores. Você precisa perguntar a você mesmo: qual é a posição do produto na mente do consumidor?

Trout e Ries sugestem uma estrutuda de seis-passos para um posicionamento bem sucedido:

  • 1. Qual é a sua posição no momento?
  • 2. Qual é a posição que você quer estar?
  • 3. Quem você tem de superar para tomar a posição que você deseja?
  • 4. Você tem os recursos para alcançar este objetivo?
  • 5. Você pode continuar persistindo até chegar onde você quer?
  • 6. Suas táticas suportam seus objetivos de posicionamento?

Olhe o exemplo abaixo o qual usa o mercado automobilístico.

Produto: Ferrari, BMW, Kia, Range Rover, Saab, Hyundai.

Posicionamento

Mapa de posicionamento para carros.

Os seis produtos são traçados no mapa de posicionamento. Pode-se concluir que os produtos tentem a se ajuntar ao setor da economia (rápida) alto/baixo preço e também no setor econômico baixo/alto. Há uma oportunidade no setor de baixo preço/ baixa economia. Talvez Hyundai ou Kia poderiam considerar a introdução de carros de baixo custo. Entretanto, se sempre que tudo isso depende na percepção de cada indivíduo.

Published by

Marketing Teacher designs and delivers online marketing courses, training and resources for marketing learners, teachers and professionals.